Topic outline
-
Teste do Marshmallow
O autocontrole é uma importante capacidade humana e por isso é estudada tanto na Economia quanto na Psicologia. Na Economia está associado à capacidade de manter planos previamente definidos, realizando escolhas intertemporais consistentes. Na psicologia é o autocontrole é entendido como a capacidade de regular os próprios comportamentos, emoções e pensamentos. Mas o que isso tem relação com educação financeira? Na prática, nossos comportamentos inatos são os maiores responsáveis pelo nosso sucesso ou fracasso financeiro.
Na década de 1960, em Stanford, Walter Mischel projetou um experimento para avaliar a capacidade das crianças se controlarem diante de um doce, que ficou conhecido como The Marshmallow Test. Mischel analisou o comportamento de 500 crianças.
Figura 9- Ilustração do teste do marshmallow.
O ponto de partida foram testes para observar quando e como crianças em idade pré-escolar conseguiam exercer autocontenção suficiente para esperar quinze minutos por dois marshmallows, que tanto desejavam, em vez de se satisfazer imediatamente com apenas um deles. Uma criança recebia um marshmallow e uma instrução clara: podia comer o doce imediatamente ou esperar cinco minutos e comer dois doces.
A diferença entre as crianças que comiam e as que resistiam é que estas tinham uma melhor estratégia para lidar com a situação. Elas se distraíam virando as costas, falando sozinhas, cantando e até brincando com o doce.
Mischel acompanhou o desempenho acadêmico das crianças que participaram do teste e descobriu que a habilidade de adiar a gratificação estava associada à melhor cognição, estilo de vida mais saudável e maior autoestima.
Leia o PDF sobre Teste do Marshmallow e reflita sobre o assunto.