
Metodologias para o Ensino de Filosofia
Curso de Formação Inicial e Continuada
- Forum
Seja bem-vindo(a) ao Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Metodologias para o Ensino de Filosofia. Sou o professor Jorge Armindo Sell. Neste FIC, trabalharemos com alguns elementos para a composição de uma aula de filosofia, abordando a presença da Filosofia no currículo do ensino médio, discussões sobre a idendidade da Filosofia, seu lugar no ensino médio e aspectos gerais da pesquisa para o ensino de Filosofia. Além disso, também abordaremos as etapas ou momentos de uma aula de Filosofia, recursos didáticos e planejamento de aula, além de mídias para o ensino de Filosofia.
Para que se torne possível examinar o horizonte da Filosofia no ensino médio, suas possibilidades e caminhos, faz-se necessário o estabelecimento de interações e trocas, pautadas em estudo teórico dos conhecimentos produzidos na área. Neste sentido, é importante que na carga horária destinada aos estudos EaD seja realizada a leitura dos materiais disponibilizados e o desenvolvimento das tarefas propostas.
No decorrer do módulo, buscaremos de maneira compartilhada aprimorar nossas práticas de ensino e vocês serão convidados(as) a comentar sobre experiências de ensino. Sua participação será fundamental!
Documentos do curso
Comunicação
Roteiro de Estudos
Estudos | Atividades | Carga Horária | Período |
Orientações Iniciais |
|
||
Estudo 1 |
|
14h | 28/05 a 03/06 |
Estudo 2 |
|
14h | 04/06 a 10/06 |
Estudo 3 |
|
12h | 11/06 a 18/06 |
Total |
40h |
Atendimento ao discente
O atendimento é oferecido nas formas presencial e virtual
O atendimento ao discente ocorrerá todas as quintas-feiras, das 10:00 às 12:00.
Atendimento presencial: na sala do NEaD. Bloco B, sala B03.
Atendimento virtual: acessar sala virtual: https://meet.google.com/mng-deii-jws
Solicita-se: de preferência, que se agende o atendimento com antecedência, enviando e-mail para jorge.sell@ifsc.edu.br
Resposta ao chat-Moodle e e-mail: ocorrerá diariamente. Caso não for respondido em 24h, favor enviar e-mail reforçando o pedido.
Neste Estudo, examinaremos os fundamentos da presença da Filosofia no currículo escolar do ensino médio. Como objetivos, espera-se que você entenda o lugar da filosofia na Base Nacional Comum Curricular e reflita sobre essa presença a partir das reflexões propostas no artigo sugerido. Antes disso, porém, espera-se que você se ambiente na plataforma Moodle e se apresente aos colegas. Ao final deste estudo, você será capaz de identificar limites e possibilidades ao ensino de Filosofia no contexto atual.
Carga Horária
14 horas
Período
01/04 a 08/04
Material Didático
Caro estudante, abaixo seguem os materais de estudo obrigatório, sendo eles: Texto 1 - BNCC: Competências e Habilidades e; Texto 2 - Silvio Gallo - Filosofia seu conceito e a transversalidade. A partir deles, você será convidado(a) a se aprofundar nas discussões sobre a identidade e o lugar da Filosofia no Ensino Médio, e como esta evoluiu no passar dos anos.
Espera-se também que você realize a atividade abaixo.
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Tarefa 1
Como parte da Tarefa 1, vocês precisam enviar um arquivo, no formato pdf ou docx. para a pasta compartilhada do Google Drive. O link segue abaixo: