Skip to main content
logo
Forgotten your username or password?
  • Todos os cursos
  • English ‎(en)‎
    • English ‎(en)‎
    • Español - Internacional ‎(es)‎
    • Português - Brasil ‎(pt_br)‎

2018.1B - Planejamento e Desenvolvimento de Cursos na Modalidade a Distância
Atividade 5 - Especificidades da EaD em um PPC de curso superior

Opened: Monday, 28 May 2018, 4:35 PM
Due: Saturday, 7 July 2018, 11:55 PM

Alterações no PPC para inclusão de disciplinas EaD

Nesta tarefa vamos utilizar um PPC de um curso de graduação presencial e faremos alterações no projeto para inclusão de unidades curriculares EaD, utilizando como suporte o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância, disponibilizado como material de estudo.

1o.) Considere o PPC do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão da Tecnologia da Informação.

 

PPC do curso

Clique no link para acessar o  PPC 

  CST em Gestão da Tecnologia da Informação - IFSC/Florianópolis

2o.) Veja o instrumento de avaliação de cursos de graduação do MEC/INEP, disponibilizado como material de estudo.

Tarefa

A tarefa é fazer a inclusão de até 20% de unidades curriculares na modalidade a distância neste curso, como permite a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Sugerimos os seguintes procedimentos:

 a) No PPC do curso, veja a "Representação gráfica da grade curricular por semestre e eixo temático" na página 24.

 b) Discuta com quais disciplinas serão ofertadas integralmente à distância, lembrando que a carga horária total não pode exceder 20%. Refaça a matriz destacando as unidades curriculares escolhidas.

 c) Veja nos indicadores do formulário de avaliação do MEC/INEP, listados a seguir, onde há implicações na avaliação de cursos que possuem até 20% a distância. Com base na leitura atenta destes indicadores, você irá propor alterações no PPC.

1.4 Estrutura curricular

1.14 Atividades de tutoria
1.15 conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às atividades de tutoria
1.17 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
- aproveitar esse item para discutir o que é acessibilidade metodológica, instrumental e comunicacional
1.18 material didático
1.20 número de vagas

2.2 Equipe muldisciplinar
2.10 Experiência da docência na educação a distância
2.11 Experiência no exercício da tutoria na educação a distância
2.14 Experiência do corpo de tutores em educação a distância
2.15 Interação entre tutores (presenciais e a distância)

 d) Leia o texto intitulado "Utilização de Recursos de Educação a Distância - EAD" na página 29 do PPC. Revise essa seção e, se necessário, acrescente outras no PPC, de tal forma que os indicadores avaliados no instrumento do MEC/INEP em relação à educação a distância sejam contemplados (indicadores 1.4, 1.14, 1.15, 1.17, 1.18, 1.20, 2.2, 2.10, 2.11, 2.14, 2.15). Para tal, cabe ao grupo elaborar textos e, se necessário, utilizar dados fictícios sobre composição do quadro pessoal, de tal forma que o novo PPC possa contemplar até 20% de disciplinas EaD.

A entrega da tarefa é um PDF com as alterações apontadas pelo grupo no PPC em questão.

 

 

◄ Instrumento de avaliação de cursos de graduação - MEC-INEP
Envio de arquivos de recuperação ►
Skip Navigation
Navigation
  • Home

    • 2024/2

      • My courses

      • Tags

      • ForumAvisos do site

    • My courses

    • Courses

      • Reitoria

        • PROEX

        • PROEN

          • Cerfead

            • Departamento de Formação

            • Coordenadoria de Articulação EaD

              • Programa de Qualificação das Atividades Não Presen...

              • Curso teste asd 3

              • cursoasdteste2

              • Curso Testeasd

              • PPEM - 2024

              • 2018.1BPDCMD

                • Orientações

                • Tópico 1 - Planejamento e Docência na Educação a D...

                • Tópico 2 - Produção de Material Didático para AVEA

                • 2.1 Exemplo de tópico - Equações do 1o. grau

                • Tópico 3 - Avaliação na EaD

                • Tópico 4 - Projetos Pedagógicos de Cursos na modal...

                  • BookLivro Didático 5 - Projetos Pedagógicos de Cursos ...

                  • FileOrientações Gerais para a Arquitetura de um PPC

                  • URLTexto - Modelos pedagógicos para EaD

                  • FileInstrumento de avaliação de cursos de graduação - ...

                  • AssignmentAtividade 5 - Especificidades da EaD em um PPC de...

                  • AssignmentEnvio de arquivos de recuperação

                  • FileConfiguração da EaD em Projetos Pedagógicos

                  • FileModelos EaD - UAB Divisor de Aguas

                  • FileModelos Utilizados para EaD

                  • FolderGuias de Base - Orientações aos NEAD IFSC

              • MOOCEAD2022

              • Coord_NeaD

              • 17.2 - TutUAB

              • Produção de Videoaulas

              • 20231MDLIB

          • DEIA - Diretoria de Estatísticas e Informações Aca...

          • Diretoria de Ensino

          • CEPE

        • Diretoria de Gestão de Pessoas

        • PRODIN

        • PROAD

        • PROPPI

        • Técnico

        • Graduação

      • Câmpus Araranguá

      • Câmpus Caçador

      • Câmpus Canoinhas

      • Câmpus Chapecó

      • Câmpus Criciúma

      • Câmpus Florianópolis

      • Câmpus Florianópolis-Continente

      • Câmpus Garopaba

      • Câmpus Gaspar

      • Câmpus Itajaí

      • Câmpus Jaraguá do Sul - Centro

      • Câmpus Jaraguá do Sul - Rau

      • Câmpus Joinville

      • Câmpus Lages

      • Câmpus Palhoça Bilíngue

      • Câmpus São Carlos

      • Câmpus São José

      • Câmpus São Lourenço do Oeste

      • Câmpus São Miguel do Oeste

      • Câmpus Tubarão

      • Câmpus Urupema

      • Câmpus Xanxerê

Back

You are currently using guest access (Log in)