Alterações no PPC para inclusão de disciplinas EaD
Nesta tarefa vamos utilizar um PPC de um curso de graduação presencial e faremos alterações no projeto para inclusão de unidades curriculares EaD, utilizando como suporte o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância, disponibilizado como material de estudo.
1o.) Considere o PPC do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão da Tecnologia da Informação.
Clique no link para acessar o PPC
CST em Gestão da Tecnologia da Informação - IFSC/Florianópolis2o.) Veja o instrumento de avaliação de cursos de graduação do MEC/INEP, disponibilizado como material de estudo.
A tarefa é fazer a inclusão de até 20% de unidades curriculares na modalidade a distância neste curso, como permite a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Sugerimos os seguintes procedimentos:
a) No PPC do curso, veja a "Representação gráfica da grade curricular por semestre e eixo temático" na página 24.
b) Discuta com quais disciplinas serão ofertadas integralmente à distância, lembrando que a carga horária total não pode exceder 20%. Refaça a matriz destacando as unidades curriculares escolhidas.
c) Veja nos indicadores do formulário de avaliação do MEC/INEP, listados a seguir, onde há implicações na avaliação de cursos que possuem até 20% a distância. Com base na leitura atenta destes indicadores, você irá propor alterações no PPC.
1.4 Estrutura curricular
1.14 Atividades de tutoria
1.15 conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às atividades de tutoria
1.17 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
- aproveitar esse item para discutir o que é acessibilidade metodológica, instrumental e comunicacional
1.18 material didático
1.20 número de vagas
2.2 Equipe muldisciplinar
2.10 Experiência da docência na educação a distância
2.11 Experiência no exercício da tutoria na educação a distância
2.14 Experiência do corpo de tutores em educação a distância
2.15 Interação entre tutores (presenciais e a distância)
d) Leia o texto intitulado "Utilização de Recursos de Educação a Distância - EAD" na página 29 do PPC. Revise essa seção e, se necessário, acrescente outras no PPC, de tal forma que os indicadores avaliados no instrumento do MEC/INEP em relação à educação a distância sejam contemplados (indicadores 1.4, 1.14, 1.15, 1.17, 1.18, 1.20, 2.2, 2.10, 2.11, 2.14, 2.15). Para tal, cabe ao grupo elaborar textos e, se necessário, utilizar dados fictícios sobre composição do quadro pessoal, de tal forma que o novo PPC possa contemplar até 20% de disciplinas EaD.
A entrega da tarefa é um PDF com as alterações apontadas pelo grupo no PPC em questão.