Skip to main content
logo
Forgotten your username or password?
  • Todos os cursos
  • English ‎(en)‎
    • English ‎(en)‎
    • Español - Internacional ‎(es)‎
    • Português - Brasil ‎(pt_br)‎

Equipe 41
ATIVIDADE AVALIATIVA 1- ESTUDO DE CASO

Opened: Tuesday, 5 November 2024, 12:00 AM
Due: Sunday, 17 November 2024, 12:00 AM

Título: Inclusão na Prática - O Caso da Escola Municipal "Aprender Juntos"

Contexto

A Escola Municipal "Aprender Juntos" é uma instituição de ensino fundamental localizada em uma comunidade diversificada, onde convivem alunos com diferentes habilidades, necessidades e origens. Nos últimos anos, a escola implementou uma série de práticas inclusivas para atender às demandas de todos os seus alunos, visando garantir um ambiente de aprendizado equitativo e acolhedor.

A escola conta com uma equipe pedagógica composta por professores, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, que trabalham juntos para desenvolver um currículo adaptado e estratégias de ensino que atendam às necessidades de cada aluno. Entre os alunos, há crianças com deficiência física, transtornos de aprendizado e dificuldades de socialização, além de alunos com altas habilidades.

Descrição da Situação

Recentemente, a escola enfrentou desafios ao tentar implementar práticas inclusivas de forma efetiva. Apesar do comprometimento da equipe e da direção, alguns alunos com necessidades especiais não estavam se sentindo plenamente integrados às atividades em sala de aula. A equipe pedagógica percebeu que as adaptações feitas no currículo e nas atividades não estavam sendo suficientes para garantir a participação ativa de todos os alunos.

Uma das situações mais críticas ocorreu em uma atividade de grupo, onde os alunos deveriam criar uma apresentação sobre um tema de interesse. Durante a atividade, um aluno com deficiência motora e dificuldades de comunicação ficou isolado, pois os colegas não sabiam como incluí-lo na tarefa. Isso gerou frustração tanto para o aluno quanto para a equipe pedagógica, que queria garantir que todos tivessem a oportunidade de contribuir e se sentir parte do grupo.

◄ Plano de Ensino Simplificado
ATIVIDADE AVALIATIVA 2- PLANO DE AULA INCLUSIVO ►
Skip Navigation
Navigation
  • Home

    • 2024/2

      • My courses

      • Tags

      • ForumAvisos do site

    • My courses

    • Courses

      • Câmpus Florianópolis

        • Graduação

        • Técnico

        • Especialização

          • Educação Profissional e Tecnológica

          • Ensino de Ciências e Matemática

          • Gestão de Serviços de Saúde

          • Gestão Pública

          • Mídias Integradas na Educação

            • 2024 - Oferta 05

              • Práticas Pedagógicas

                • TURMA 01

                • TURMA 02

                • TURMA 03

                • TURMA 04

                • TURMA 05

                • TURMA 06

                • Atividade Obrigatória

                  • Equipe01_MAE2024

                  • Equipe02_MAE2024

                  • Equipe03_MAE2024

                  • Equipe04_MAE2024

                  • Equipe05_MAE2024

                  • Equipe06_MAE2024

                  • Equipe07_MAE2024

                  • Equipe08_MAE2024

                  • Equipe09_MAE2024

                  • Equipe10_MAE2024

                  • Equipe11_MAE_2024

                  • Equipe41_MAE2024

                    • CURSO METODOLOGIA DE ENSINO INCLUSIVO

                    • Plano de Ensino Simplificado

                      • FilePlano de Ensino Simplificado

                      • AssignmentATIVIDADE AVALIATIVA 1- ESTUDO DE CASO

                      • AssignmentATIVIDADE AVALIATIVA 2- PLANO DE AULA INCLUSIVO

                    • 1- Metodologia de Ensino e Aprendizagem Inclusiva.

                    • 2- A Importância da Inclusão na Educação

                    • 3- Práticas Pedagógicas Inclusivas

                    • 4- Desafios e Potencialidades da Inclusão Escolar

                    • 5- Construindo uma Escola Inclusiva

                • ADRIANOA01

                • COVID_MOODLE_Mídias

              • DPM2025

              • MAE2024

              • BTD2024

              • TIC2024

              • GTE2025

              • ITI2024

              • APA2025

              • RSE2025

            • 2023 - Oferta 04

            • POSMIDIAS00

        • Stricto Sensu

        • FIC - Formação Inicial e Continuada

        • Extensão

        • SISSA - Sistema Integrado de Suporte ao Sucesso Ac...

        • NEAD Florianópolis

      • Câmpus Araranguá

      • Câmpus Caçador

      • Câmpus Canoinhas

      • Câmpus Chapecó

      • Câmpus Criciúma

      • Câmpus Florianópolis-Continente

      • Câmpus Garopaba

      • Câmpus Gaspar

      • Câmpus Itajaí

      • Câmpus Jaraguá do Sul - Centro

      • Câmpus Jaraguá do Sul - Rau

      • Câmpus Joinville

      • Câmpus Lages

      • Câmpus Palhoça Bilíngue

      • Câmpus São Carlos

      • Câmpus São José

      • Câmpus São Lourenço do Oeste

      • Câmpus São Miguel do Oeste

      • Câmpus Tubarão

      • Câmpus Urupema

      • Câmpus Xanxerê

      • Reitoria

Back

You are currently using guest access (Log in)