Skip to main content
logo
Forgotten your username or password?
  • Todos os cursos
  • English ‎(en)‎
    • English ‎(en)‎
    • Español - Internacional ‎(es)‎
    • Português - Brasil ‎(pt_br)‎

Equipe 41
ATIVIDADE AVALIATIVA 2- PLANO DE AULA INCLUSIVO

Opened: Tuesday, 5 November 2024, 12:00 AM
Due: Monday, 25 November 2024, 12:00 AM

Atividade Avaliativa 2: Elaboração de um Plano de Aula Inclusivo

Objetivo da Atividade

Nesta atividade, você irá desenvolver um plano de aula inclusivo que atenda às necessidades de todos os alunos em sua turma, considerando as diferentes habilidades, estilos de aprendizagem e características individuais. O objetivo é praticar a elaboração de estratégias pedagógicas que promovam a inclusão e a participação ativa de todos os alunos nas atividades escolares.

Instruções

  1. Escolha do Tema: Selecione um tema ou conteúdo curricular que será abordado na sua aula. Este tema deve ser relevante para o nível de ensino de sua turma.

  2. Contextualização: Descreva brevemente o contexto da sua turma, incluindo:

    • Número de alunos.
    • Diversidade presente na turma (ex.: alunos com deficiência, altas habilidades, dificuldades de aprendizagem, etc.).
    • Dinâmica da sala de aula.
  3. Objetivos da Aula: Defina os objetivos gerais e específicos que você espera alcançar com a aula, considerando a inclusão de todos os alunos.

  4. Estratégias de Ensino:

    • Metodologias Ativas: Descreva as metodologias que serão utilizadas para promover a participação de todos os alunos (ex.: trabalho em grupo, aprendizagem baseada em projetos, jogos educativos).
    • Adaptações Curriculares: Indique como você adaptará o conteúdo, as atividades e os materiais para atender às necessidades específicas de alunos com diferentes habilidades.
  5. Atividades: Elabore uma sequência de atividades que serão desenvolvidas durante a aula. Para cada atividade, inclua:

    • Descrição da atividade.
    • Tempo estimado para cada etapa.
    • Materiais necessários.
    • Estratégias de avaliação da participação e aprendizado dos alunos.
  6. Avaliação:

    • Explique como você irá avaliar o aprendizado dos alunos, considerando diferentes formas de avaliação (ex.: autoavaliação, avaliação formativa, projetos).
  7. Reflexão: Após a elaboração do plano, escreva uma breve reflexão (aproximadamente 200 palavras) sobre a importância da inclusão no ambiente escolar e como o seu plano de aula pode contribuir para um espaço educacional mais equitativo.

◄ ATIVIDADE AVALIATIVA 1- ESTUDO DE CASO
Estratégias pedagógicas e práticas de educação inclusiva ►
Skip Navigation
Navigation
  • Home

    • 2024/2

      • My courses

      • Tags

      • ForumAvisos do site

    • My courses

    • Courses

      • Câmpus Florianópolis

        • Graduação

        • Técnico

        • Especialização

          • Educação Profissional e Tecnológica

          • Ensino de Ciências e Matemática

          • Gestão de Serviços de Saúde

          • Gestão Pública

          • Mídias Integradas na Educação

            • 2024 - Oferta 05

              • Práticas Pedagógicas

                • TURMA 01

                • TURMA 02

                • TURMA 03

                • TURMA 04

                • TURMA 05

                • TURMA 06

                • Atividade Obrigatória

                  • Equipe01_MAE2024

                  • Equipe02_MAE2024

                  • Equipe03_MAE2024

                  • Equipe04_MAE2024

                  • Equipe05_MAE2024

                  • Equipe06_MAE2024

                  • Equipe07_MAE2024

                  • Equipe08_MAE2024

                  • Equipe09_MAE2024

                  • Equipe10_MAE2024

                  • Equipe11_MAE_2024

                  • Equipe41_MAE2024

                    • CURSO METODOLOGIA DE ENSINO INCLUSIVO

                    • Plano de Ensino Simplificado

                      • FilePlano de Ensino Simplificado

                      • AssignmentATIVIDADE AVALIATIVA 1- ESTUDO DE CASO

                      • AssignmentATIVIDADE AVALIATIVA 2- PLANO DE AULA INCLUSIVO

                    • 1- Metodologia de Ensino e Aprendizagem Inclusiva.

                    • 2- A Importância da Inclusão na Educação

                    • 3- Práticas Pedagógicas Inclusivas

                    • 4- Desafios e Potencialidades da Inclusão Escolar

                    • 5- Construindo uma Escola Inclusiva

                • ADRIANOA01

                • COVID_MOODLE_Mídias

              • DPM2025

              • MAE2024

              • BTD2024

              • TIC2024

              • GTE2025

              • ITI2024

              • APA2025

              • RSE2025

            • 2023 - Oferta 04

            • POSMIDIAS00

        • Stricto Sensu

        • FIC - Formação Inicial e Continuada

        • Extensão

        • SISSA - Sistema Integrado de Suporte ao Sucesso Ac...

        • NEAD Florianópolis

      • Câmpus Araranguá

      • Câmpus Caçador

      • Câmpus Canoinhas

      • Câmpus Chapecó

      • Câmpus Criciúma

      • Câmpus Florianópolis-Continente

      • Câmpus Garopaba

      • Câmpus Gaspar

      • Câmpus Itajaí

      • Câmpus Jaraguá do Sul - Centro

      • Câmpus Jaraguá do Sul - Rau

      • Câmpus Joinville

      • Câmpus Lages

      • Câmpus Palhoça Bilíngue

      • Câmpus São Carlos

      • Câmpus São José

      • Câmpus São Lourenço do Oeste

      • Câmpus São Miguel do Oeste

      • Câmpus Tubarão

      • Câmpus Urupema

      • Câmpus Xanxerê

      • Reitoria

Back

You are currently using guest access (Log in)