Moodle: Primeiros passos

2. Principais conceitos

Antes de explorarmos os recursos disponíveis no Moodle, é fundamental compreendermos o seu funcionamento por meio da familiarização com alguns conceitos.

Podemos estabelecer uma analogia entre o Moodle e uma instituição educacional física. Nessa analogia, o Moodle assume o papel de nossa "escola digital", onde desempenham funções semelhantes a professores, alunos, salas de aula, recursos pedagógicos, avaliações, procedimentos administrativos, como matrículas e outras atividades relacionadas à educação. Em resumo, é o ambiente em que ocorre a educação.

 

• Site / Moodle.IFSC

Na nossa analogia, podemos compreender que http://moodle.ifsc.edu.br é o "endereço" de nossa escola digital, no qual os usuários encontram o ponto de acesso, ou seja, o login.

 

O IFSC optou por utilizar o portal institucional e outros meios de comunicação para divulgar os seus cursos e formas de ingresso. Sendo assim, a página inicial do moodle é utilizada para que o usuário se identifique para entrar na "escola". Em certas configurações do Moodle aparecem o termo "Site" que é utilizado para se referir a essa "fachada", ou página inicial onde o usuário ainda não está logado.

Uma dúvida frequente de quem não está familiarizado com o a lógica do Moodle, é que ter acesso ao Moodle (ou seja, ter acesso a escola), não significa que o usuário terá acesso a qualquer "sala" da nossa escola.

 

• Painel

O Painel é uma página que exibe as salas nas quais os usuários estão inscritos. Em outras palavras, quando os alunos acessam nossa escola virtual, as salas às quais têm acesso são listadas no Painel. Isso proporciona um acesso rápido e fácil para encontrar essas salas. Além disso, se estiver configurado na sala, é possível visualizar o progresso e os prazos futuros. Também há a opção de aplicar filtros para encontrar salas que já foram concluídas, além de outros filtros disponíveis.


Com o advento do Painel, os estudantes não precisavam mais procurar suas salas nas categorias que veremos no próximo tópico. Isso reduziu a dificuldades que os professores tinham de informar em qual sala um determinado aluno precisava acessar.

 

• Categorias, organização e localização de salas

As categorias no Moodle permitem que administradores, gerentes e professores organizem as salas de forma lógica. Por exemplo, no Moodle IFSC, a organização de categorias segue um padrão em que, no primeiro nível, as categorias são divididas por campus e, em seguida, por níveis educacionais. Em cada categoria de campus, é designado um "Gerente de categoria" responsável por organizar e definir as categorias de acordo com as necessidades específicas de cada campus. Para acessar essas categorias, basta clicar na opção "Todos os cursos" na barra principal do Moodle.