Moodle: Primeiros passos

2. Principais conceitos

2.1 Salas

A sala é o ambiente onde o professor organiza os materiais didáticos, planeja as atividades para os participantes e define os recursos de interação e comunicação com os estudantes.

Como mencionado anteriormente, o Moodle é um sistema desenvolvido para atender a diversas instituições, exigindo customização para cada uma delas. No contexto do IFSC, utilizamos o termo "salas" sempre que criamos um novo ambiente para uma unidade curricular. No entanto, o Moodle se refere a isso como "Courses" ou "Cursos".

Em outras palavras, o Moodle não faz distinção entre uma "sala" que pode representar um curso completo ou uma unidade curricular específica. No entanto, com base em considerações que abordaremos adiante, você pode optar por criar uma sala que abranja um curso completo, com a inscrição de diversos professores e alunos no mesmo espaço, ou optar por criar uma sala separada para cada unidade curricular, como é a prática comum no IFSC.

 

• Configurações da sala

Cada sala possui configurações próprias e independentes. Ou seja, entre as principais configurações de uma sala, estão o Nome completo do curso, Visibilidade do curso (se pode ficar disponível enquanto o professor edita a sala), datas de início e término, descrição e imagem do curso, formato de curso, aparência do curso, acompanhamento de conclusão, grupos, etc.

 

• Organização em seções ou tópicos de estudos

É possível organizar como a sala será estruturada em diversas seções ou tópicos de estudo. Ou seja, dividir a sala em áreas diferentes, agrupando o que deve ser feito pelos estudantes. Dessa forma, é uma decisão que compete ao docente como a atividade será dividida, de acordo com a carga horária e o conteúdo previsto de cada unidade curricular.


Existem maneiras diferentes de organizar esses tópicos de estudo. Alguns professores escolhem usar um único livro que contenham todo o conteúdo de uma unidade curricular e distribuir atividades em diferentes seções. Enquanto outros preferem dividir o conteúdo em diferentes livros, cada um contendo apenas um capítulo e um conjunto de atividades.

É fundamental considerar os princípios de EAD devem ser considerados. Um dos benefícios cruciais de um curso online é que o estudante pode organizar seu próprio tempo. Portanto, a estrutura do curso deve ser flexível.


• Formatos de curso

São formas de organizar como será organizado visualmente uma determinada sala, de forma a atender melhor a finalidade do curso. Em outras palavras, é a navegação pelas "Seções" ou tópicos de estudos.

No IFSC, por padrão, estão disponíveis os seguintes formatos: Formato de curso com botões, Formato grade (grid), Formato tópico único, Formato de atividade única, Formato social, Formato Soft Course, Formato Blocos, Formato tópicos e Formato semanal. Cada formato possui uma característica, com vantagens e desvantagens.

Conheça os formatos disponibilizados pela comunidade:
https://moodle.org/plugins/browse.php?list=category&id=19

 

• Aparência

Nesta aba, é possível escolher um tema visual (template) para uma sala específica. Se o curso for de longa duração, é recomendável manter o mesmo formato e aparência em todas as salas desse curso. Isso garante uma navegação consistente e uma experiência visual uniforme, desde o início até o final do curso.

A aparência (template) é um conjunto de estilos visuais que remetem às cores da instituição.

Conheça os templates disponibilizados pela comunidade:
https://moodle.org/plugins/index.php/?q=category:3

 

• Área de texto e mídia (Rótulos)

É um recurso versátil permite a integração de textos, imagens e vídeos, contribuindo para a formatação da página da sala virtual. Por meio desse recurso, é possível organizar de maneira mais eficiente os materiais disponíveis em cada tópico da sala. Por exemplo, no IFSC, utilizamos essa funcionalidade para distinguir entre os recursos e atividades obrigatórias e as opcionais em cada unidade de estudo, aprimorando assim a apresentação e a acessibilidade das atividades mais importantes para os alunos.


 

• Blocos

Os blocos são elementos que podem ser inseridos na sala do Moodle, geralmente para apresentar informações importantes sobre o curso/unidade curricular que ficam disposto na lateral da página da sala.