3 Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem
3.1 Como abrir um curso no AVEA Moodle do IFSC?
Como analisamos até aqui, para contar com o apoio do Departamento de EaD do Cerfead para a produção de material didático para cursos a distância, coordenadores de curso devem encaminhar um documento denominado Formulário de Solicitação de Apoio à EaD, assinado pelo Chefe DEPE e pelo Coordenador de NEAD.
Após o recebimento, o/a Chefe do Departamento de EaD analisa a solicitação em relação ao Cronograma de oferta do curso e a encaminha às equipes de produção de material didático e de Administração do Moodle. O curso é aberto na categoria solicitada e os docentes envolvidos, bem como equipe técnica, são associados ao "espaço virtual" no Moodle em que o curso será oferecido.
Com o prosseguimento das ações de organização do curso, após os procedimentos de ingresso e matrícula, solicita-se que a Coordenadoria de Registro Acadêmico encaminhe a lista de matriculados nas unidades curriculares do curso à equipe de Administração do Moodle. Esta lista deve ser encaminhada numa planilha fornecida pela equipe do Cerfead.
Com o encaminhamento da lista de alunos matriculados à equipe do Cerfead pela equipe de Registro Acadêmico do câmpus ofertante, de acordo com o cronograma estabelecido no curso, os estudantes passarão a ter acesso aos conteúdos de cada Unidade Curricular do curso a distância.
Veja, a seguir, um diagrama que mostra a articulação das equipes e a sequência das ações necessárias para organização de um curso e/ou uma unidade curricular no espaço virtual de ensino e aprendizagem no Moodle.