4 Videoconferências
A videoconferência consiste em interação ao vivo, na qual os participantes estão em locais diferentes, mas podem ver e ouvir uns aos outros como se estivessem reunidos em um único local. Por isso, são uma forma de interação síncrona. A principal diferença entre videoconferência e videoaulas é a interação entre os alunos e o professor, que pode esclarecer dúvidas em tempo real.
Sobre a diferença entre comunicação síncrona e assíncrona na educação a distância, podemos destacar que:
- na comunicação síncrona, emissor e receptor estão em sincronia, do início ao fim da transmissão. O emissor envia a mensagem, esta é recebida e respondida, numa conexão sintonizada no mesmo tempo.
- na comunicação assíncrona, o emissor emite a mensagem e esta pode ser respondida em outro momento, sem que o diálogo se perca. É o que acontece nos fóruns, nas mensagens e em outros recursos comunicacionais em que a mensagem enviada é respondida posteriormente, e não no mesmo tempo do envio.
As videoaulas comunicam aspectos que serão recebidos pelos que assistem em momento posterior. As respostas ao conteúdo comunicado poderão aparecer nas mensagens enviadas pelos estudantes após assisti-las, através de diferentes ferramentas do ambiente virtual de ensino e aprendizagem.
As videoconferências também podem ser disponibilizadas no ambiente virtual para futuras visualizações pelos alunos. Entretanto, como pressupõem interação entre os participantes, tornam-se contextualizadas a uma situação específica de ensino e aprendizagem. Isso dificulta a sua reutilização em futuras ofertas do curso.
No curso que estamos realizando, você está tendo a oportunidade de participar de videoconferências com a Equipe Docente, pelas quais tem recebido orientações sobre a realização das atividades e participado de discussões que são levantadas pelo grupo, processualmente, à medida que o conteúdo da unidade curricular vai sendo desenvolvido. Estas videoconferências estão disponíveis para análise no espaço de Orientações Iniciais do curso.