Prezado/a estudante!
Leia o conto a seguir e inspire-se para contar-nos, neste Fórum de apresentação, quem é você e por onde andaram seus sapatos até então!
A árvore dos sapatos
História de Mia Couto transformada em roteiro para teatro "O contador de histórias e a árvore dos sapatos", recontada abaixo:
"Muito longe daqui, no Sul da África, não muito tempo atrás, vivia uma tribo que não usava sapatos. Pra quê sapatos? Se a areia era macia, a grama também.
Mas às vezes as pessoas tinham que ir à cidade para resolver um assunto, um negócio de cartório, hospital, receber dinheiro ou até mesmo ir a uma festa. Aí eles precisavam de sapatos! E era um tal de pedir emprestado, que nunca dava certo.
Foi aí que o velho mais velho da vila que, como tantas vezes acontece, era também o mais sábio, resolveu o problema. Ele abriu uma tenda de aluguel de sapatos bem na entrada da vila.
Instalou-se à sombra de uma grande árvore, e em seus galhos pendurou todo tipo de sapatos: sandálias, chinelos, alpargatas, botas, botinas, sapatos de salto alto, fechado atrás, aberto atrás, sapato de casamento, para enterro, de todas as cores, tipos e tamanhos.
As pessoas alugavam o sapato que queriam, iam pra cidade resolver seus assuntos e, na volta, devolviam. Claro, tinham que pagar aluguel.
Você sabe qual era o aluguel?
No fim da tarde, depois que todo mundo já tinha terminado o serviço, tomado banho no rio, jantado, todo o povo da vila se reunia para ouvir a pessoa que tinha alugado o sapato contar, com todos os detalhes, por onde aquele sapato tinha andado".
GOULART, Julião. Contador de História. Florianópolis: Editora UFSC, 2009.
Disponível em: <http://juliaogoulart.blogspot.com.br/2011/03/arvore-dos-sapatos.html>. Acesso em: 4 maio 2018.
E você, saberia contar a história por onde os seus sapatos andaram? Quem é você?
Por onde andaram seus sapatos até chegar nesse curso?