Curso: 2018.1B - Planejamento e Desenvolvimento de Cursos na Modalidade a Distância
- General
- Orientações
Caro/a estudante!
Seja bem-vindo/a ao curso de Planejamento e Desenvolvimento de Cursos na Modalidade a Distância. O objetivo é capacitar profissionais da educação para o planejamento de cursos que promovam a aprendizagem por meio de estratégias didáticas e recursos próprios da modalidade de Educação a Distância (EaD).
Aqui, você encontra orientações gerais do curso. Fique atento ao nosso Roteiro de Estudo e ao Mural de avisos. Dúvidas podem ser sanadas através do Fórum de dúvidas.
Sua primeira atividade será participar do Fórum de apresentação.
Bom curso e conte sempre com a equipe docente!
- Recurso
Comunicação
- Foro
Fórum por grupo para discussão das tarefas
- Foro
- Foro
- Foro
- Foro
- Foro
- Foro
- Foro
- Foro
Enquetes
- Abrió: Sunday, 6 de May de 2018, 21:00Cerró: Thursday, 10 de May de 2018, 09:05
- Abrió: Thursday, 10 de May de 2018, 15:10
Roteiro de Estudos
Tópico
Atividades do Curso
Carga Horária
Início
Término
Orientações Iniciais
Leia o Plano de Ensino da unidade curricular
07/05/2018
Tópico 1
Planejamento e docência na EAD
a) Participar do Fórum de Apresentação
b) Estudar o material didático do Tópico.
c) Participar da webconferência 1.
Avaliações:
1) Participar do fórum "Planejamento"
2) Fazer o planejamento matricial de uma disciplina e o plano descritivo de um tópico.
20h
07/05
24/05
Webconferência 1
17/05
17/05
Tópico 2
Produção de materiais didáticos para AVEA
a) Estudar o material didático do Tópico.
b) Participar da weconferência 2.
Avaliação:
3) Criação de uma sala no Moodle para o tópico planejado anteriormente.
24h
25/05
08/06
Webconferência 2
28/05
28/05
Tópico 3
Avaliação na EAD
a) Estudar o material didático do Tópico.
b) Participar do fórum "Avaliação por rubricas".
Avaliação:
4) Criação de uma avaliação por rubrica no tópico planejado anteriormente.
18h
09/06
23/06
Tópico 4
Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) na modalidade EAD
a) Estudar o Material Didático do Tópico.
Avaliação:
5) Elaborar um roteiro de PPC
18h
24/06
07/07
CARGA HORÁRIA TOTAL
80h
Webconferências
Durante o curso, haverá dois momentos de interação síncrona via webconferência:
1a. webconferência: Dia 17/05/2018 (quinta-feira) das 10:00 às 12:00 horas.
2a. webconferência: Dia 28/05/2018 (segunda-feira) das 19:00 às 21:00 horas.
Professor
Prof.: Eli Lopes da Silva
- Tópico 1 - Planejamento e Docência na Educação a Distância
Neste tópico, discutiremos conceitos emergentes na educação a distância, como os usos das tecnologias digitais, os objetos de aprendizagem e a docência compartilhada. Considerando o planejamento de cursos ou unidades curriculares, você aprenderá mais sobre o processo de produção de materiais didáticos, como livros, vídeos e ambiente virtual de ensino e aprendizagem. O objetivo principal é saber como elaborar um plano para um unidade curricular (ou disciplina) e planejar um tópico da unidade curricular para ambiente EaD.
Carga Horária:
20 horasPeríodo:
07/05/2018 a 24/05/2018
Material de Estudo
O que é Educação a Distância (EaD)?
Assista ao vídeo de João Mattar:
Fonte: MATTAR, João. O que é Educação a Distância? [2013]. Disponível em: <
;. Acesso em: 5 maio 2018.Atividade de Aprendizagem e Avaliação
- Apertura: Thursday, 10 de May de 2018, 00:00Cierre: Saturday, 7 de July de 2018, 23:55
Material Complementar
- Tópico 2 - Produção de Material Didático para AVEA
Neste tópico, discutiremos a produção do material didático, o funcionamento da videoconferência e a preparação do ambiente Moodle, abordando a metodologia utilizada no CERFEaD.
Carga Horária:
24 horasPeríodo:
25/05 a 08/06
Material de Estudo
Atividade de Aprendizagem e Avaliação
- Cierre: Saturday, 7 de July de 2018, 23:55
Material Complementar
Material Complementar - vídeos tutorias da UnB
Arquivos
Livro
Tarefa
Wiki
URL
Pasta
Rótulo
Glossário
Fórum
Chat
- 2.1 Exemplo de tópico - Equações do 1o. grau
O que é uma equação?
Na prática
Exemplo de montagem de equações
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Clique aqui para abrir a atividade- A seguir...
Na seção seguinte veremos como resolver Equação de 1o. grau.
Equação do 1º Grau
Assista ao vídeo a seguir, de uma Teleaula sobre solução de equação do 1º Grau (Duração: 15 minutos).
Atividades de Aprendizagem e Avaliação
Na prática
SISTEMAS DE DUAS EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU COM DUAS INCÓGNITAS
Webquest
Em um estacionamento, entre carros e motos, há 12 veículos. A diferença entre o número de carros e o dobro do número de motos é igual a 3. Quantos carros e quantas motos há nesse estacionamento?Note que, para resolver este problema, é preciso mais que uma incógnita X, porque há dois tipos de valores desconhecidos: carros (que pode ser a incógnita X) e motos (que poderá ser a incógnita Y).Para montar e resolver este tipo de equação, é necessário mais que uma única equação. Nesta tarefa você vai estudar e preparar um material sobre SISTEMAS DE DUAS EQUAÇÕES DO 1o. GRAU COM DUAS INCÓGNITAS. Assim como você estudou como montar uma equação do primeiro grau, viu exemplos desse tipo de equações e resolveu problemas, a proposta é que agora você construa um material didático sobre SISTEMAS DE EQUAÇÕES DO 1o. GRAU.A tarefa consiste na apresentação de um documento escrito com o seguinte conteúdo:1) O que é um sistema de duas equações do 1o. grau com duas incógnitas.2) Exemplos de problemas com sistemas de duas equações.3) Exemplos de soluções de problemas de sistemas de duas equações.Seu texto deve ter pelo menos três partes, uma para cada item solicitado na tarefa:1) Conceito de sistema de duas equações do 1o. grau com duas incógnitas.2) Exemplos de problemas3) Exemplos de soluções de problemasLeia o livro de Souza e Pataro (2012) para entender o problema proposto aqui na introdução. Escreva a equação deste problema. Apresente o conceito na introdução.Pesquise outros autores para dar exemplos de outros problemas de sistemas de duas equações para inserir no texto.Pesquisa exemplos de soluções passo a passo de problemas de sistemas de equações e apresente no texto.Não se esqueça de apresentar uma lista de referências dos autores citados.Como fontes de informações você pode utilizar o livro impresso:SOUZA, Joamir Roberto de; PATARO, Patricia Rosana Moreno. Vontade de saber matemática - 8o. ano. 2. ed. São Paulo: FTD, 2012.Utilize também fontes online, como por exemplo:Sistema de equação (clique aqui), publicado por Daniele de Miranda.Busque também fontes no Youtube com por exemplo a aula númeroA avaliação obedecerá aos seguintes critérios:1) Didática da apresentação dos conceitos e exemplos (5 pontos).2) Solução correta de todos os problemas (3 pontos).3) Exemplos copiados devidamente citados e referenciados (2 pontos).Após terminar esta tarefa, o aluno terá compreendido o que são sistemas de equações do primeiro grau e saberá resolver problemas dessa natureza.Elaborado por:Eli Lopes da SilvaOficina de Moodle - Caçador - 2018
- Tópico 3 - Avaliação na EaD
Neste tópico, discutiremos conteúdos sobre a avaliação presencial e a distância em cursos na modalidade a distância. Você também poderá realizar a avaliação do curso do qual participou.
Carga Horária:
18 horasPeríodo:
09/06 a 23/06Material de Estudo
- Recurso
Atividade de Aprendizagem e Avaliação
- Apertura: Thursday, 10 de May de 2018, 00:00Cierre: Wednesday, 23 de May de 2018, 00:00
- Tópico 4 - Projetos Pedagógicos de Cursos na modalidade EaD
Neste tópico, analisaremos os tipos de cursos e procedimentos necessários à elaboração de projetos pedagógicos de educação a distância. Abordaremos a política nacional para a educação a distância em cursos de diferentes níveis, alguns modelos de educação a distância e elementos pedagógicos básicos necessários para operacionalização de uma oferta de curso EaD.
Carga Horária:
20 horasPeríodo:
24/06 a 07/07
Vídeos
A seguir apresentamos três videos sobre os aspectos LEGAIS, PEDAGÓGICOS e TECNOLÓGICOS, elaborados pela professora do IFSC, Gislene Miotto.
Link: Slides - Apectos Legais
Material de Estudo
Atividade de Aprendizagem e Avaliação
- Apertura: Monday, 28 de May de 2018, 16:35Cierre: Saturday, 7 de July de 2018, 23:55
- Apertura: Wednesday, 4 de July de 2018, 00:00Cierre: Saturday, 7 de July de 2018, 00:00
Material Complementar