Programação

    •   Bem-vindos ao Semestre!

        Preparem-se para um semestre de muito aprendizado e novas experiências! ✨

      • Aulas: Começam em 05 de dezembro de 2025
      • Blocos: Divididos em 4 módulos intensos!
      • Provas: Serão marcadas ao finalizar os blocos pelos tutores responsáveis pelos blocos.
      • Dica: Organize seu tempo e aproveite cada aula!

         Informações:
      • Horário de Atendimento ao Aluno(a): Sexta-feira a partir das 18h (acesso pelo Fórum Social)

         Calendário Semanal de Aulas:
      • Semana 1-4: Bloco 1 
      • Semana 5-8: Bloco 2 
      • Semana 9-12: Bloco 3 
      • Semana 13-16: Bloco 4

       

    • Compartilhe suas ideias! O fórum está aberto para todos!
  • Iniciando a reflexão deste bloco, abordaremos o significado da palavra ética, que vem do grego Ethos, a qual pode ser traduzida como caráter ou costume. Os romanos adaptaram este termo para o latim, usando a palavra mos, cujo plural é mores, que deu origem à palavra moral.

    Para Paulo Freire é um assunto necessário na vida de todos os seres humanos, que na sua prática deve estar como ponto de reflexão embasado nos fundamentos morais, que é justamente sobre o comportamento humano, fundamental para a vida em sociedade, assim como a educação deve ser agente de transformação social, libertadora, trazendo a importância para a formação da consciência crítica individual, para que o sujeito não se submeta a condição de mero expectador, mas que tenha condições de analisar, pensar como sujeito com autonomia e ética.

    Na obra Pedagogia da Autonomia (1996), “Freire anuncia a solidariedade enquanto compromisso histórico de homens e mulheres, como uma das formas de luta capazes de promover e instaurar a “ética universal do ser humano”. Essa dimensão utópica tem na pedagogia da autonomia uma de suas possibilidades.”

    Na perspectiva freiriana é indispensável que os educadores se coloquem na posição de não só discursar, mas, também, de demonstrar em sua prática os exemplos concretos das teorias abordadas. Pois, “saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” E, a partir disso envolver o educando em uma vocação natural desempenhada para que o mundo seja humanizado.

    Por meio da educação o ser humano desperta consciência para as injustiças sociais e as relações de opressão nos ambientes de vivência, além disso o aprendizado proporciona aceitar e respeitar as diferenças, a ter tolerância, abertura ao novo.