Diagrama de temas
-
A ação do tempo nos juros compostos
Olá tudo bem? Nesse módulo vamos aprender um pouco sobre o conceito de juros.
Quando penso em juros sempre me lembro de uma peça teatral: “O Mercador de Veneza” de William Shakespeare, escrito no século XVI. O banqueiro Shylock e o mercador Antônio entram em conflito por um causa de um empréstimo cuja letra vencida estipulava como multa uma libra de carne junto ao coração do mercador.No livro “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna há uma parte inspirada nesse conflito. A comédia de Shakespeare se passa no Tribunal de Veneza e mostra as diferentes visões de mundo entre um mercador e um banqueiro. O mercador de Veneza empresta sem cobrar juros enquanto o banqueiro enriquece com a prática da usura.
Os juros são praticados desde a antiguidade, antes mesmo do surgimento das primeiras instituições financeiras. Eles eram pagos pelo uso de sementes emprestadas que deveriam ser pagas em uma quantidade maior. Uma pessoa que emprestava 100kg de milho para outra recebia de volta os 100kg adicionados de uma quantidade que compensava o empréstimo. Essa operação era entendida como justa, porque quem emprestava poderia ter plantado os 100kg de milho e obtido uma colheita de 200kg.
Em uma tábua de argila disponível no museu do Louvre em Paris, datada de cerca de 1.700 a.C., há o seguinte problema: Por quanto tempo deve-se aplicar uma certa soma de dinheiro a taxa de juros compostos anuais de 20% para que ela dobre?
Leia o PDF explicativo sobre JUROS e faça a LISTA DE EXERCÍCIOS 1.
Confira as respostas no CADERNO DE EXERCÍCIOS RESOLVIDOS (PDF).-
Recurso
-
Recurso
-
Recurso
-
Recurso
-
Recurso
-
Recurso
-
Recurso
-
Recurso
-