Resposta enviada por e-mail em 08/07/2024
Boa tarde TIME;
A colega Sandra do Campus Caçador fez uma série de sugestões de pauta para 34ª Reunião do TIME de Compras.
Contudo, considerando a relevância das dúvidas vou pontuar uma por uma aqui e depois colocar no Moodle.
Pergunta: obtenção dos orçamentos (como "decidir" quais utilizar, quando localizamos mais do que 3 no Painel de Preços; como atualizar o valor - que índice utilizar); se mesclar Painel com sites, como decidir quantos e quais?
Resposta: Toda vez que nossa cesta de preços tiver mais do que 3 preços (situação muito recomendada) é necessário uma análise estatística da amostra. Vejamos:
Observem que a variação (coeficiente de variação) entre os preços é maior que 30%, então temos que tratar a amostra excluindo os valores que estiverem acima do Limite Superior (LS) e abaixo do Limite Inferior (LI).
Após as exclusões devemos rodar mais uma análise, vejamos:
Observem que ainda a amostra tem um coeficiente de variação maior que 30%, então temos que tratar a amostra excluindo os valores que estiverem acima do Limite Superior (LS) e abaixo do Limite Inferior (LI).
Após devemos rodar mais uma análise, vejamos:
Observem que ainda a amostra tem um coeficiente de variação maior que 30%, então temos que tratar a amostra excluindo os valores que estiverem acima do Limite Superior (LS) e abaixo do Limite Inferior (LI).
Após devemos rodar mais uma análise, vejamos:
Observem que agora a amostra tem um coeficiente de variação menor/igual a 30%, então podemos:
a) eleger, justificadamente, a mediana como valor de referência;
b) eleger a média como valor de referência.
Sempre devemos ter como farol a média e a mediana, pois é elas que estão previstas na IN 65/202.
Nesses termos, quando optamos pelo menor referencial não há necessidade de maiores justificativas, contudo se optarmos pelo referencial que tiver maior valor é necessários a exposição de motivos quanto a essa escolha.
Quais os motivos que levariam (no nosso exemplo) a optarmos pela mediana e não pela média? Exemplo: custo do freta não considerado na amostra resultante da média, fatores locais, ou seja, os orçamentos locais apresentaram valores mais próximo a mediana, entre outros, o importante é entendermos que podemos optar, e quanto optarmos pelo maior, temos que fazer uma exposição dos motivos que sustentam essa opção.
Em anexo segue o arquivo utilizado nesse exercício.
Atenciosamente;
Thiego Rippel Pinheiro
Departamento de Compras