Dada uma função "genérica", como eu identifico se a mesma possui ponto de mínimo ou máximo sem o uso do gráfico?
Ex: Dois números que somados dão 100 e otimizar o produto? Como eu sei que nessa questão o produto ótimo será um valor máximo, ou um valor de mínimo?
Não sei se me fiz entender...
Boa Tarde Eduardo!
Suas questões são conceituais do estudo das derivadas.
Qualquer função contínua que apresenta derivada, tem seu ponto de mínimo ou de máximo na primeira derivada igual a zero. O teste para verificar se c é mínimo ou máximo é na segunda derivada, se f"(c) >0 é um mínimo e f"(c) <0 é um máximo.
No caso de dois números x+y =100 e P=x.y, no caso a segunda derivada de P será menor que zero, logo o resultado é máximo para a condição dada.
Te respondi?
Att,
Marleide
Suas questões são conceituais do estudo das derivadas.
Qualquer função contínua que apresenta derivada, tem seu ponto de mínimo ou de máximo na primeira derivada igual a zero. O teste para verificar se c é mínimo ou máximo é na segunda derivada, se f"(c) >0 é um mínimo e f"(c) <0 é um máximo.
No caso de dois números x+y =100 e P=x.y, no caso a segunda derivada de P será menor que zero, logo o resultado é máximo para a condição dada.
Te respondi?
Att,
Marleide