Juliano Casagranda Merlo
Este trabalho é sobre um equipamento de turismo, o totem de informação ou de self-service, o site utilizado para este trabalho é: Guia prático dos totens de autoatendimento versão 2023-2024 disponível em: https://www.aqua.com.br/blog/totens-de-autoatendimento. Acesso em 28 de Fevereiro de 2024.
Sobre este site a informação mais importante é em relação a acessibilidade do equipamento. De acordo com o vídeo: Acessibilidade na internet disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KmQPNy1xNB8&t=39s. Acessibilidade “É a capacidade de um produto atender às necessidades e preferências das pessoas sendo também compatível com tecnologias assistivas.” (Dias; 2003; p 106). As adaptações necessárias para atender a necessidade de todos, incluem como por exemplo um teclado em braile ou letras aumentadas para pessoas com a visão limitada, um comando de vós para pessoas com a mobilidade reduzida assim como uma altura adequada para pessoas cadeirantes, já para pessoas com deficiência auditiva há a descrição em linguagem de sinais. Portanto a praticidade e eficiência do totem são fundamentais, pois isso poupa tempo do usuário em encontrar oque precisa ou tirar dúvidas, além de oferecer mais personalização e autonomia ao cliente caso decida adquirir algum produto.
O Guia prático dos totens de autoatendimento mostrou muitos pontos relevantes sobre o que pode ser feito em relação aos totens, mas não ofereceu informações claras sobre como isso pode ser aplicado no mundo atual, que possui uma certa dificuldade ou aversão a novas tecnologias, além do vandalismo que pode ocorrer prejudicando o totem e a todas as pessoas que dependem da informação presente nele. Assim como apontado no vídeo: Acessibilidade na internet disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KmQPNy1xNB8&t=39s e parafraseando a (WCAG) Web Content Acessibility Guidelines e seus 4 pilares básicos, a informação, para ser acessível precisa ser, perceptível pelos sentidos primordiais, operável fisicamente, compreensível a todos e robusto, no sentido de ser compatível com tecnologias diferentes, o que não será possível caso ocorra o vandalismo e portanto a danificação do totem.
Sob condições de plena funcionalidade operacional, uma pessoa com deficiência, que por ventura deseje fazer turismo se utilizando deste equipamento, encontrará as informações necessárias sobre acessibilidade para ir até o atrativo turístico, se neste caso, o totem possuir os sete princípios do desenho universal apresentados por Virgílio Almeida e Hartmut Glaser em sua cartilha Acessibilidade na web. Pg; 26. “Equiparação nas possibilidades de uso; Flexibilidade de uso; Uso simples e intuitivo; Informação perceptível; Tolerância ao erro; Mínimo esforço físico; Dimensão e espaço para uso e interação as necessidades da pessoa.” Adendo aos tópicos citados acima: Um teclado em braile ou letras aumentadas para pessoas com a visão limitada um comando de vós para pessoas com a mobilidade reduzida assim como uma altura adequada para pessoas cadeirantes, já para pessoas com deficiência auditiva a descrição em linguagem de sinais. Caso o totem apresente todos estes acessórios levando em consideração um design universal, a informação será transmitida.
O totem e o site do mesmo, pode se adaptar a uma variedade de situações e cenários podendo ser utilizado em farmácias, bancos, supermercados, empresas e espaços corporativos, lojas, aeroportos, bares, restaurantes, museus, terminais rodoviários entre outros. Podendo ser considerado um computador com um formato diferenciado, com uma abordagem mais objetiva, portanto transmite a informação necessária de maneira clara e simples para o usuário através de um desenho universal.